Dirigentes sindicais e representantes da CUT e Sindicato dos Metalúrgicos decidem que PT no Amazonas será dirigido pelos trabalhadores e lançam Valdemir Santana como pré-candidato à prefeitura de Manaus. A decisão de lançar Valdemir Santana para a prefeitura de Manaus nas eleições municipais foi uma surpresa, superando outros nomes como Anne Moura e desarticulando as negociações do deputado Sinésio Campos, que buscava acordos com partidos de direita, contrariando a resolução partidária.

Imagem: reprodução da internet
MANAUS - Em uma reunião realizada por líderes sindicais, professores universitários e trabalhadores filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ao Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas decidiram que o Partido dos Trabalhadores (PT) na região deve ser dirigido pelos trabalhadores. Ontem, (14), esses mesmos trabalhadores optaram por ter uma candidatura própria, lançando Valdemir Santana, presidente dos Metalúrgicos e da CUT-AM, como pré-candidato indicado pelos trabalhadores.
A decisão de lançar Valdemir Santana para a prefeitura de Manaus nas eleições municipais foi uma surpresa, superando outros nomes como Anne Moura e desarticulando as negociações do deputado Sinésio Campos, que buscava acordos com partidos de direita, contrariando a resolução partidária.
O ex-deputado José Ricardo abriu mão da candidatura majoritária, assim como os militantes Luiz Borges e o vereador Cícero Custódio (Sassá da Construção Civil), ambos apoiando a nova indicação do partido. A decisão reflete a vontade de que o PT do Amazonas seja coordenado pelos trabalhadores, visando recuperar a força política dos anos 90, quando o sindicalista Ricardo Morais foi eleito para a Câmara dos Deputados.
O presidente do Diretório Municipal-Manaus, Valdemir Santana, e o metalúrgico Edilon Queiroz concordaram que a Legenda deve ser coordenada pelos trabalhadores, dada a concentração significativa de militantes no Estado. A presidente estadual da Federação (PT, PV e PCdoB), professora Lúcia Antony, coordenará a frente de luta dos trabalhadores para consolidar candidaturas municipais, tanto proporcionais quanto majoritárias. Valdemir Santana destaca a importância de representar os mais de 130 mil trabalhadores diretos e 200 mil indiretos do Distrito Industrial nos parlamentos e prefeituras municipais. O processo será realizado em conjunto com os partidos da Federação.
コメント