
Manaus, 24de Dezembro de 2023 - A Polícia Federal identificou e planeja interrogar dois indivíduos suspeitos de gerar um áudio falso do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), utilizando técnicas de inteligência artificial. O áudio em questão, que circulou amplamente em redes sociais e grupos de WhatsApp desde quinta-feira (21), apresenta uma voz difamando os professores da rede municipal de ensino. A voz foi artificialmente criada usando a tecnologia Deep Fake, que simula a fala de uma pessoa a partir de um registro de áudio. A investigação sobre o caso de difamação eleitoral começou após uma denúncia do próprio prefeito Almeida, que se dirigiu à Superintendência da Polícia Federal em Manaus. A instauração do inquérito policial ocorreu na sexta-feira (22).
Este caso surge em um contexto em que os professores em Manaus têm reivindicado o pagamento de um abono salarial com fundos do Fundeb. O prefeito David Almeida interpretou o ataque como parte das manobras políticas antecipando as eleições municipais de 2024.
O emprego de inteligência artificial para produzir fake news em períodos pré-eleitorais é considerado uma violação eleitoral grave, podendo acarretar em penalidades legais, incluindo detenção, de acordo com as leis eleitorais vigentes.
Comments